Reclamar é clamar duas vezes

Que tal trocar a RECLAMAÇÃO por CELEBRAÇÃO?

Quem me acompanha pelo rádio, pelo Spotify, pelo Instagram – às vezes pelos três – deve ter reparado que esta semana lancei uma espécie de desafio: “Só por hoje eu não vou RECLAMAR”  

Mais do que um simples hábito, o ato de reclamar de tudo e de todos possui o poder aterrorizante de tirar o nosso olhar daquilo que realmente importa.  

Eu não estou dizendo que devemos aceitar tudo que acontece ao nosso redor de cabeça baixa.

Nada disso!

Estou simplesmente acreditando que quanto mais a gente reclama sem agir, sem buscar uma solução, sem propor alternativas, mais a gente afunda. Porque, como eu disse aqui, reclamação é igual areia movediça. 

Um rabino me contou que quando reclamamos muito de algo ruim, de algo que nos incomoda e que  desejamos nos livrar, a gente CLAMA EM DOBRO por esse mal.

Powered by Rock Convert

Talvez seja este o significado literal de reclamar: clamar duas vezes.  

E isto vale tanto pro reclamão (que passa o dia reclamando do chefe, do presidente, da política, da crise, do cliente, quanto para aquele que reclama de coisas simples da vida, reclama do sol, do calor, do trânsito, da sogra… ), quanto para aquele que reclama rotineiramente de um tema específico e acaba se transformando numa nuvem negra carregadíssima, daquelas que bloqueiam nossa visão para as coisas boas da vida, daquelas que possuem a incrível habilidade de sugar nossas energias. 

Que tal trocar a RECLAMAÇÃO por CELEBRAÇÃO? Sim, porque a gente SEMPRE tem alguma coisa para celebrar!

Escolha ao menos uma coisa boa que acontece no seu dia e celebre-a!

Trocar a reclamação por celebração é pavimentar sua estrada para o sucesso que você tanto almeja.

Me adicione no Facebook, no Instagram e no Spotify.

BóraVoar?

Diego Maia é um dos palestrantes de vendas e motivação mais contratados do Brasil, com atuação também em Portugal, Argentina e Estados Unidos. Leve Diego Maia para sua convenção de vendas!
Solicite uma cotação clicando aqui!