Para ser, aja como se fosse!

É se sentindo e se portando como um “grande” que você será grande.

Hoje é dia de responder o advogado Bryan Rojtenberg. No e-mail, ele duvidou que eu responderia. E aqui estou!  Se tivesse apostado, o doutor teria perdido.

Ele diz: “Tenho um pequeno escritório de advocacia, com sala própria e apenas uma sócia, sem empregados. Meu custo mensal é bem pequeno, mas meu lucro por enquanto também! Sou especializado em Direito do Consumidor, direito do trabalho, responsabilidade civil e contratos, e minha sócia em Direito Penal.

Tento seguir esta linha: ‘o cliente que entra pela porta adentro do meu escritório será meu cliente, não sairá sem assinar procuração’.

Infelizmente ou felizmente por este lema, fico restrito a contratos de valores muito pequenos, até mesmo com cláusulas de êxito, com recebimento no final.

Cobro valores pequenos para distribuir o processo, mas que garantem o meu tonner e luz do escritório. O que faço para alavancar contratos mais avantajados, com valores mensais maiores? Ainda não temos CNPJ. Preferi dar entrada nesta burocracia quando conseguirmos um contrato que valha a pena, além de exigir tal documento.”

Dr. Bryan: a primeira reflexão é esta. Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho por que vende mais? Muitos pequenos empreendedores agem assim, esperando vir um contrato grande para legalizar a operação. Mas que empresa com contrato grande confiará em quem não é legal?

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Depois, identifique qual o perfil do cliente lhe interessa. Exceto a Coca-Cola e algumas outras poucas marcas, nenhuma operação consegue atender todo tipo de cliente.

Feito isso, é hora de identificar onde está este cliente potencial, quais são seus costumes, eu lugares frequenta, como se relaciona.

A internet tem se posicionado como um verdadeiro aliado de pequenas empresas. Você sabia que anunciar no Google e no Facebook, por exemplo, você consegue falar exatamente com o perfil de cliente que deseja? Dá para segmentar sexo, idade, região de moradia, perfil econômico e várias outras coisas. Não esqueça, também, de investir em um site (matador) e em uma identidade visual vendedora.

É se sentindo e se portando como um “grande” que você será grande. Esqueça este discurso de “pequeno escritório, sem funcionários”. Para ser, aja como se fosse.

Continue me escrevendo, Bryan. A você, muito sucesso.

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